15 de ago. de 2011

Quando a tv influi no pensamento das pessoas


Sim, este é um assunto em que pesquisadores na área de comunicação já estão carecas de saber, mas como a maioria das pessoas nunca estudou e nem vai estudar comunicação, vale a pena discutir. A força que a TV faz para lançar uma moda, um pensamento, um jeito de ser é muito gramde e, nós, vamos nela facilmente.

Resolvi escrever sobre este assunto devido a comemoração do "João Sorrisâo", feita pelos jogadores do Campeonato Brasileiro. "João Sorrisão" é um boneco criado pelo programa "Esporte Espetacular" a uns dois anos para desafios, como tênis, Stock Car, futebol, mas este ano resolveram presentear os jogadores com o boneco, eles só deviam imitar o boneco nas comemorações. Como é da globo, a maioria dos jogadores resolveram aderir e começaram a fazer a imitação do boneco nas comemorações, mas ninguém achava graça nas comemorações. Tanto é que, felizmente, as comemorações pararam e o programa resolveu presentear as comemorações criativas com o boneco.

Contei esta história para exemplificar o poder que a TV exerce sobre as pessoas. E este é o objetivo das TVs mesmo, influenciar as pessoas com pensamentos, ditar modas, influenciar no jeito de ser das pessoas. No Brasil, isto é mais presente devido a presença de uma rede poderosa, a Rede Globo, que, desde a década de 70, exerce uma influencia enorme sobre os brasileiros.

Muitas vezes as pessoas nos dizem: você viu o que passou no Fantástico, ontem? Ou seja, os programas ditam os assuntos do cotidiano. E não faltam exemplos. O mais exemplar disto é o “Big Brother'", na época do Reality Show, as pessoas não param de conversar sobre o que acontece na casa mais vigiada do Brasil. Até outros canais de TV comentam sobre o BBB de olho na audiência de quem gosta.

Outro caso exemplar também feito pela Globo são as novelas. Elas ditam modas, seus personagens criam bordões que as pessoas repetem nas ruas de todo o Brasil. Elas influenciam tanto que tem pessoas que vêem os atores, especialmente os vilões, e batem neles no meio da rua, acham que é vida real.

A TV é um meio de comunicação de massa que entretere, emociona e informa as pessoas, mas também influencia as pessoas e isto é perigoso, pois cada pessoa interpreta as informações que a caixa eletrônica apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário