A Capital de todos os mineiros viveu um dia de caos, mais um dentro de sua história centenária, A greve dos motoristas e trocadores de ônibus de BH e Região Metropolitana começou nesta segunda-feira e prejudicou muito os trabalhadores que dependem deste meio de transporte para comparecer ao seu lugar de trabalho.
Estes trabalhadores do transporte público tem todo o direito de fazer greve por melhorias de condições de trabalho e salário, mas eles tem que ter consciência de que são fundamentais para a vida de milhões de pessoas que dependem do ônibus para ganhar o pão de cada dia, além disto, o trânsito, já complicado em dias normais, fica muito pior com a greve, com mais carros circulando nas ruas. E muitas destas greves tem conotação política, representantes destes sindicatos, certamente, vão se candidatar a vereador e fazem essa confusão para ganhar algum voto em outubro.
Aqui também vale uma crítica as empresas de ônibus que querem reajustar os salários dos trabalhadores mediante a um aumento na carga horária dos trabalhadores, esta é uma atitude inédita e péssima para o trabalhador, que já ganha pouco. E olha que, recentemente, tivemos um aumento no preço da passagem de quase 10% e aqui em BH não temos vantagens como meio-passe para estudantes, como há em outras capitais brasileiras.
O elogio cabe ao Ministério do Trabalho que baixou uma solicitação para que toda a frota ande nos horários de pico com multa ao sindicato em caso de descumprimento, mas esta história ainda vai render e muito. Com muita paciência, a população espera que se resolva logo esta situação para que muitos não sejam tão prejudicados.