1 de mai. de 2012

E somos do time...

Por Leonardo Martins


Hoje, conheci as instalações da Rádio 98 FM de Belo Horizonte (a primeira FM Estéreo da América Latina em 68 como Rádio Del Rey) , especialmente, a turma do 98 Futebol Clube, um dos programas líder de audiência do Rádio Mineiro. Uma experiência muito importante para o futuro meu dentro do jornalismo.

O programa já passou por várias rádios e teve vários nomes, mas esta fase atual, iniciada em 2010 é que está fazendo mais sucesso. O 98FC procura mesclar informação com humor, uma fórmula de sucesso em outras capitais do Brasil. Os imitadores Guilherme Melo e Marquinhos Baiano, os dois únicos remanescentes de todas as versões do programa, imitam personagens da imprensa, da política e do futebol, de Alexandre Kalil a Luciano do Valle, todos são satirizados por essa dupla. Também tem o cantor Bauxita (quem nunca ouviu a expressão “CHUPA BAUXITA” nas ruas de Belo Horizonte) que fala sobre o Cruzeiro, o Igor Assunção, mais conhecido como Igortep, jornalista e defensor do Galo e a única mulher do programa, a Nati de Sá, torcedora fervorosa do América e foi quem abriu as portas da rádio para este que vos escreve. Além desta turma, tem o Gilbert, apresentador, e o Mario Alaska, mais conhecido como Roberto Abracadabras, uma imitação do repórter Roberto Abras da Itatiaia.

Outra marca registrada do programa são as musiquinhas zoando situações do futebol, especialmente, Cruzeiro e Atlético, essas musicas são muito conhecidas até em outras partes do Brasil através das redes sociais. Desde 2011, eles transmitem todos os jogos do final de Semana de Cruzeiro e Galo, quem já ouviu a transmissão deles, sabe, é zoeira o tempo todo.

Depois desta longa descrição sobre o programa, vou dizer as minhas impressões, como sou fã do programa desde a primeira versão e um louco por rádio em geral, a minha estada lá foi de enorme gratificação, foi a minha primeira visita a uma grande rádio de Belo Horizonte então, mesmo sendo um programa de humor, acredito que a experiência foi muito válida e bacana. Agradeço a Nati por abrir as portas da Rádio para mim e a todos no programa pelo acolhimento que recebi lá nesta tarde.

Para quem não conhece alguma musiquinha do programa, deixo pra vocês: “O Vira do Vasco”:

6 comentários:

  1. Bacana. Leo. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Leo mas faltou mandar meu Chupa hehehe......

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Mello (Miltao 98 FC)2 de maio de 2012 às 15:08

    Graaaande Leo!

    Cara, foi muito legal sua visita. Um orgulho pra nos! Uma pessoa como você, formada e pós-graduada em jornalismo, curtir o nosso trabalho. Sei de sua luta e força para realização de tal feito em sua vida. E isso prova que o mundo precisa de pessoas assim. Parabéns camarada!

    E a Raposa mais liiiiinda do muuuundoooo!

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Léo! Você é o cara. Viu como a luta vale a pena?
    Continue sempre assim: uma pessoa que batalha em busca de seus sonhos! Um grande beijo de Leila.

    ResponderExcluir
  5. Léo,eu também estive no programa, participando como 8º elemento. Sou fã deste programa desde de sua edição de 2003. Para mim, é o melhor programa "esportivo" que surgiu nos últimos anos!!! Tanto é verdade que acompanho o programa aqui do Paraná, todos os dias, via internet. Apesar de minha atuação ter sido um pouco abaixo de minhas expectativas, devido a minha timidez e falta de experiência, ainda assim, foi extremamente gratificante. Razão pela qual agradeço muito a todos que tornaram possível essa promoção do 8º elemento, e em especial a todos integrantes do programa, que me receberam com muita atenção e respeito. Parabéns a todos por este maravilhoso projeto de sucesso!

    ResponderExcluir