7 de nov. de 2012

Obama de novo? Yes, we have



Vocês não estão lendo errado, é uma mistura de português com inglês pois o assunto que trato nesta quarta-feira, é o assunto mais comentado neste dia. Claro que só posso estar falando da reeleição de Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos, algo que foi consumido na madrugada de hoje aqui no Brasil. Obama, de carisma inigualável, como em 2008, venceu uma eleição disputada contra o republicano Mitt Romney.

A Eleição do Presidente da Potência mais poderosa do Mundo sempre atraiu olhares do planeta, mas com um líder carismático como é Barack, esta atenção se torna mais especial.

Foram mais de 60 milhões de voto em Obama contra 57 milhões de Romney, mas isto pouco conta lá nos EUA, pelos lados de lá, o que mais conta é nos estados da federação, mas o número obtido pelo democrata mostra que os americanos, especialmente, os de camadas mais pobres da população gostaram do governo e colocaram Obama de novo no Poder. As minorias norte-americanas, de onde veio o próprio presidente, como negros, latinos, homossexuais, que decidiram a eleição a favor de Obama.

Para o Mundo em geral, a reeleição de Obama significa a continuidade de uma política de boa-vizinhança com as nações do mundo, exceto aquelas que estão em algum tipo de atrito com os EUA, casos de Irã, Síria. O temor internacional de uma derrota de Obama era que o republicano voltasse com o protecionismo exagerado feito durante o fatídico governo Bush, o que atrapalhou a economia global num todo.

No mais, tenho que parabenizar a simpática figura de Obama, um presidente que joga basquete na Casa Branca, é capaz de se solidarizar e ir a frente nas horas em que o povo mais precisa, como na semana passada no episódio do Furacão Sandy. Vida longa a Barack Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário