18 de nov. de 2013

Um baixinho mítico



Pois bem, um baixinho mítico, o que vocês pensam que é? Romário, Messi? Não é de futebol que vou falar e sim de uma coisa que vocês já ouviram falar ou já jogaram bastante. Quem nunca jogou os jogos da saga do Mário Bros no vídeo game? É deste personagem simpático que acompanhou gerações de gamers maníacos ou não que vou falar.

Porque baixinho mítico? Pois o Mário é um personagem virtual, baixinho na sua estatura, barrigudinho e simpático, que atravessou o mundo virtual e se confunde com o mundo real com suas imitações. Ele e a turma dele formado pelo fiel escudeiro Luigi, o bichinho de estimação, Yoshi, tenta salvar a princesa das garras do monstro Kopa, um roteiro inocente que ganhou várias versões. A mais famosa foi a versão Super Mario World para Super Nintendo.

Mário Bros é um personagem inesquecível da nossa infância e juventude, quem nunca passou horas jogando seus jogos? Mário foi concebido em 1981 por um designer japonês da empresa Nintendo e depois foi reproduzido em filmes e desenhos animados, mas seu forte mesmo é com os videogames, que até hoje lança games com o personagem com cara de italiano.

12 de nov. de 2013

Como seria o mundo sem internet?



A tempos penso nesse aspecto, sei que muitos já viveram sem ela, mas como nasci na implantação desta maravilha que é indispensável para o mundo de hoje, não sei o que seria do mundo sem internet.

Penso nisso com a ótica de um moço que vive a internet quase que integralmente, me considero um viciado nesta ferramenta, mas isto não vem ao caso. Hoje, o mundo está todo interligado pela internet, sistemas de segurança que protegem o mundo, ou espionam, como no recente caso da espionagem dos Estados Unidos, celulares ou smartphones que se conectam de qualquer lugar do mundo que tiver um sinal de internet, bancos que cuidam do dinheiro do mundo, etc...

Quando há alguma falha na internet de alguma empresa, ela praticamente para, pois todo o trabalho dela está na internet, assim como a nossa internet caseira, quem nunca ficou com raiva da internet de sua casa, que lhe deixa na mão quando precisamos dela para alguma coisa?

Se um dia a internet mundial parar, o mundo para, pois tudo é interligado nela hoje em dia, não saberemos mais em tempo real o que acontece desde a porta da nossa casa até o outro lado do mundo. Voltaremos a década de 50, não poderemos mais usufruir das comodidades que ela nos traz.