Quando a Presidente Dilma anunciou recursos para a ampliação do famigerado Metrô de BH, a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte se perguntou: será que finalmente vamos ter um Metrô de qualidade em Belo Horizonte? Estas perguntas são devido as eternas promessas e obras no Metrô, que já se arrastam por 30 anos.
O Metrô da capital começou a ser construído em meados dos anos 80 com a linha 1, a única existente. E foi sendo construído a conta-gotas, cada ano, inaugurava uma estação ou construía-se mais um pouco desta linha, um verdadeiro "lenga-lenga". Com isto, os boatos de uma construção de mais linhas iam surgindo, mas nada de concreto acontecia. A atual linha, a 1, que liga o Eldorado a Venda Nova, demorou cerca de 20 anos para ser concluída, já virou uma lenda de Belo Horizonte a sua construção.
Os projetos de uma ampliação do Metrô da capital foram surgindo ao longo desta década, mas faltava a vontade do Governo Federal, gestor do Metrô de BH, em seguir as obras. As linhas 2 e 3, que ligarão regiões importantes da cidade como o hipercentro, a Savassi e o Barreiro eram antigo sonho da população e, parece, que vai sair do papel. Não para a Copa de 2014, mas para o alívio da população.
Também há o desejo de se ampliar a linha 1 do metrô até a cidade de Betim, uma das mais populacionais da Região Metropolitana, mas é só um sonho que pode vir a ser realizado.
Como usuário freqüente do Metrô e acho o Metrô a melhor forma de transporte público que existe em Belo Horizonte, aguardo ansiosamente estas obras de construção das linhas do Metrô de BH. Mas a pergunta fica: Quanto tempo levarão para que as duas linhas fiquem prontas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário