7 de set. de 2011

O Brasil está independente?


Neste feriado em que todos descansam, se comemora a Independência política do Brasil de Portugal declarada a 189 anos as Margens do Ipiranga. Mas o que se comemora ainda é uma independência maior do que está aí? Nós somos um país independente em outros aspectos alem do político?

Bom, como o país vive em um mundo globalizado e já somos uma potência econômica em emergência (no sentido de emergir), somos cada vez menos independentes na economia. Apesar de que isso seja relativo, pois cada país é dependente do outro para crescer na economia, mas estamos crescendo no nosso mercado interno. Se na época da Independência proclamada por D. Pedro I, o Brasil era dependente da Inglaterra, hoje, mesmo com as desigualdades, somos dependentes economicamente de outros países, mas já conseguimos conviver com crises em menor escala do que outros países. A crise de 2008 foi um exemplo disto, em que nós conseguimos atenuar os efeitos mais do que economias importantes.

Se na economia, já conseguimos essa independência, na parte cultural não, aí vai um ponto polemico. Sofremos muita influência de coisas norte-americanas, especialmente, na parte musical, somos, em certo ponto, dependentes da cultura norte-americana para termos uma cultura. Não é atoa que, a cada dia mais, os cantores famosos embarcam em nosso país, como Rihanna, Chris Brown, Justin Bieber. Mas é claro que o Brasil tem sua própria cultura, mas estamos perdendo essa identidade cultural. O que me leva a seguinte conclusão que somos culturalmente dependentes dos EUA.

Falando um pouco de esportes. Estamos cada vez mais dependentes de outros países para criar campeões. Os casos mais exemplares são de César Cielo e do basquete. O nadador passa maior parte do tempo treinando nos EUA, claro que deu o resultado esperado, Césão é bicampeão mundial e campeão olímpico. E o basquete, que vive uma fase terrível, tenta reerguer-se na mão de um espanhol. Este aspecto leva a fazer uma reflexão, não temos mão-de-obra para criar campeões no Brasil, precisa de investimentos para se fazer isto. Um exemplo de investimento que deu certo foi o vôlei, que é o esporte mais vitorioso do Brasil nos últimos anos, se investiu em infra-estrutura e sempre estamos criando campeões.

Um comentário: