4 de mar. de 2013

O julgamento do Ano



Era para ter sido em Novembro, mas foi iniciado hoje, o julgamento mais aguardado dos últimos anos no Brasil. O famoso Caso Elisa Samúdio e Bruno terá seu desfecho proclamado nos próximos dias.

O caso ganhou repercussão maior por se tratar de um jogador, a época, capitão do time de maior torcida do Brasil e cotado para chegar a Seleção Brasileira. Tanto no julgamento que fora adiado em Novembro quanto no de hoje, no pequeno fórum de Contagem, ao lado de Belo Horizonte, chama a atenção de toda mídia, redes de Tevê, de Rádio de todo o Brasil estão com estúdios na frente do local.

É uma boa chance para os advogados de defesa e acusação quererem atrair a atenção de toda a mídia para si. É a chamada espetacularização do direito, o que torna o Júri em um palco de teatro, pois usam elementos artísticos para aparecerem diante da imprensa. O maior deles é a notícia que surgiu no fim da tarde que a acusação e a defesa podem fazer um acordo para que Bruno confesse o crime, em troca, o jogador receberia uma pena menor.

Não sou advogado e sim jornalista, mas o que está se configurando é que o júri perca o caráter sério e vire picadeiro de advogados querendo aparecer uns mais que os outros e a população virem palhaça diante de tal acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário