14 de mar. de 2013

O que o Novo Papa trará de novo a Igreja?



A Igreja Católica tem seu novo líder aclamado no Mundo inteiro. Papa Francisco, e não Francisco I como tem muita gente falando, tem o vigor de um povo aguerrido, que é o argentino, mas o que muitos perguntam, será que o Papa Bergoglio terá oportunidade de se impor nas mudanças em que a Igreja precisa passar para conter o sumiço de fiéis?

Francisco, um nome que remete a humildade e simplicidade oriundos de São Francisco de Assis, foi escolhido para comandar a reforma necessitante pelos fiéis do Catolicismo. Reforma que passa por alguns dogmas da modernidade. Por ser uma instituição muito antiga e que preserva laços com a antiguidade, a Igreja Católica perde muitos fiéis por se enraizar a estes valores, como não misturar músicas alegres e modernas com temas católicos, se aliar a informática e as redes sociais como instrumentos de evangelização.

O Papa Francisco tem esse desafio de aliar modernidade com tradição. Outras coisas chamam a atenção no novo Sumo Pontífice, o fato de ser latino-americano deve ajudar na volta dos fiéis desta região as Igrejas, que foram sendo engolidos por outras religiões, especialmente, os evangélicos aqui no Brasil.

Além disto, o fato dele ser Jesuíta mostra que a Igreja quer se desvincular do título de instituição com o maior patrimônio do mundo. Os jesuítas e Bergoglio, ainda na Arquidiocese de Buenos Aires, pregam a luta contra a pobreza e a desigualdade, o que é muito louvável, pois a Igreja sempre teve ares de nobreza e poder. O que Papa Francisco quer é se aproximar do povo com gestos de humildade e simplicidade, algo semelhante a que fez João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário