17 de abr. de 2013

O valor da conquista

No último domingo, o Fantástico da Rede Globo, mostrou uma reportagem onde dois especiais eram protagonistas. O gaúcho Cláudio e o paulista Marco Aurélio, duas pessoas enviadas por Deus para ensinar a todos. A matéria consiste em mostrar a superação dos dois que venceram na vida, mesmo com todas as dificuldades. Cláudio é psicólogo e mestre em Educação, portador de uma rarissíma doença regenerativa. Marco Aurélio tem uma história de vida semelhante a este blogueiro que vos escreve, teve paralisia cerebral e formou em jornalismo. Mais detalhes da reportagem e o vídeo estão aqui.

Pois bem amigos que me lê. Fui cercado por muitas pessoas, amigos, familiares, que se lembraram de mim ao ver, indagando se eu vi a reportagem e tal, só a vi um dia depois de que ela foi ao ar e não me arrependi, porque esta reportagem me emocionou bastante, não cheguei a chorar, mas fiquei sem palavras diante de tais histórias, que são belos exemplos de vida até para quem é um exwnplo de vida, no caso eu.

As histórias de Cláudio e Marco Aurélio mostram que a conquista do ser humano diante de uma dificuldade tem um valor inestimável. Cláudio, com uma rara doença, tinha pouca expectativa de vida e venceu, com todas as dificuldades impostas por esta enfermidade. Já Marco Aurélio, com uma paralisia que deixou sequelas e todas as dificuldades que também enfrento na vida, se formou em jornalismo. Estas duas histórias mostram a todos que devemos persistir nos nossos sonhos e objetivos de vida e nos dá ânimo para os momentos de tristeza e de frustração. “Se eles, com todas as dificuldades impostas pela deficiência, conseguem porque eu, que sou 'normal', não consigo? Oras eu também posso!!!”, este deve ser o pensamento de todos diante de tal história.

Ver a inclusão dos dois especiais no mundo, com suas características, apoiado pela família, amigos, colegas de escola e de trabalho, mostra que o preconceito diante dos especiais está diminuindo, por isso eu, eles, todos nós, especiais, não devemos jamais desistir de viver a vida como ela é, por mais que o mundo queira nos desanimar e nos derrubar. Temos o direito de estudar, trabalhar, se divertir, sem ser tratados como seres inferiores só pelo que aparentamos ser. Quem me conhece, sabe que tenho quaidades e defeitos comuns a todos os seres humanos, mas não um ser inferior só porque eu sou deficiente como muita gente acha nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário