1 de abr. de 2014

Pega na mentira...



Hoje é uma data curiosa e engraçada, dia 1º de Abril, é conhecido como o Dia da mentira, esta tradição vem da idade média quando da mudança do calendário Juliano para o Gregoriano. Mas hoje é um dia para as brincadeiras e zoações com mentiras saudáveis, como fulano morreu ou estou namorando uma atriz famosa, por exemplo.

Porém, há pessoas que usam este artifício da mentira para praticar o mal e enganar as pessoas de boa índole ou que gostam de mentir para se acharem mais superiores que elas são mesmo, a chamada “contagem de vantagem”. Mentira tem perna curta, já dizia o ditado, quando se esconde uma coisa e inventa uma história para enganar aquele, muito certamente, o resultado é logo descoberto e cria um trauma para a pessoa enganada.

Por outro lado, tem as mentiras saudáveis, como as famosas mentiras de pescador, muitas rádios e tv’s entram no clima da brincadeira e mudam o estilo de determinados programas. O caso mais célebre foi o do Globo Esporte em 2011, quando foi ao ar um programa só com notícias inventadas e um estilo de apresentação diferente do que é visto normalmente. O fato gerou repercussão nas redes sociais e, em minha opinião, foi saudável essa brincadeira.

Mentir nunca é bom, mas tem vezes que é necessário para não criar confusões maiores nas nossas relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário