24 de set. de 2014

E se o voto não fosse obrigatório?



Uma das coisas que eu fico pensando e que já é discutida nessas eleições é o fim do voto obrigatório. O voto no Brasil é obrigatório dos 18 aos 70 anos, o que dá margem para alienação e desinteresse da população no processo eleitoral. Muita gente, se o voto não fosse obrigatório, nem votaria por desinteresse com a política. E se o voto não fosse obrigatório? Como seria o processo eleitoral em nosso país?

Uma coisa é certa, os partidos políticos iam ter que, além de promover os candidatos, convencer a população da importância do voto, mas isso abriria margem para maiores compras de voto e troca de favores. Por outro lado, os votos poderiam ser mais conscientes, aquele que se interessaria pelo processo estudaria mais sobre os candidatos e apresentaria um voto melhor que poderia ajudar a melhorar o Brasil.

Mas para isso acontecer, é preciso uma mudança na visão de política dos brasileiros e isso só pode começar lá de cima, de quem está no poder aliado a uma fiscalização maior do povo. Fiscalização mesmo, como foi vista nos protestos do ano passado. Enfim, é um tema interessante e que cabe a nossa reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário