21 de nov. de 2015

Experiencia para a vida



Como um dos objetivos do blog é contar minhas experiências no mundo, o blogueiro que vos escreve volta a contar experiências vividas. Na última quarta, vivi uma experiência nova e gratificante que foi dar uma mini-palestra na turma de psicologia da PUC Minas. Contar experiências vividas por um paralisia cerebral que eu sou, a minha história de vida, minhas conquistas, enfim, ensinar um pouco como é a vida de superação.

Fui convidado por uma amiga da turma de psicologia para falar sobre minha história de vida, já que o tema do trabalho do grupo era sobre paralisia cerebral. Muito dos casos vividos eu já contei aqui no blog, mas outros não. Falei de temas como a entrada minha na escola, a alfabetização com 5 anos de idade por uma fonoaudióloga, os preconceitos da sociedade, o mercado de trabalho, os desafios de um deficiente na vida social, o papel dos profissionais de saúde no meu desenvolvimento, o papel da família e dos amigos.

Uma das mensagens que deixei em meu depoimento foi “as pessoas, muitas vezes, nos veem como coitadinhos, mas temos que mostra-las que o preconceito está na cabeça delas e ir a luta, ser feliz, porque somos normais como qualquer pessoa claro que com limitações”. Outra mensagem foi no sentido que os psicólogos tem papel fundamental na vida das pessoas com deficiência, então vocês tem que enxergar esse valor e ajudar as pessoas a se superarem.

Para finalizar o texto, gostaria de compartilhar que eu gostei de dar meu depoimento em público pela primeira vez na vida, foi um momento de superação, pois encarar uma plateia nunca foi fácil para mim, desde os tempos de colégio. Mas a vida tem me mostrado que eu posso ir mais longe do que eu já sou, principalmente nesses últimos meses que está acontecendo uma coisa tão boa na minha vida que tem me feito crescer bastante na vida, muito da palestra só foi possível porque isto está acontecendo em minha vida.

Obrigado a todos que me ouvirão, Obrigado Vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário