Sexta-feira aconteceu a noite em que o Brasil para, o último capítulo da famosa “novela das 9”, a mais assistida da Rede Globo e, conseqüente, do Brasil. As emoções finais de “Passione” mobilizaram um país inteiro e deram mais uma prova que a novela ainda é parte da nossa cultura.
Esta mobilização da população acerca de um evento televisivo é datada de muito tempo, desde quando a poderosa Rede Globo se consolidou como a maior TV do Brasil e instituiu este modelo de novelas. É impressionante a forma que as pessoas viram as emoções finais da trama de Totó e Clara, todo mundo comentava no Twitter, Orkut e MSN, até eu que não acompanhei a novela, parei para ver o último capítulo.
Segundo prévias do Ibope, o último capítulo rendeu média de 55 pontos, o que, para hoje com a internet, TV a Cabo, é um número fantástico e mostra que o Brasil ainda é capaz de se mobilizar e parar para ver uma história de ficção, mesmo que a novela não tenha sido empolgante durante a sua exibição.
Outra coisa que é fato depois de sexta, é que as novelas não perderão o espaço dentro de nossa cultura, mesmo com os novos hábitos da modernidade, Internet, TV por assinatura e a vida agitada nas cidades grandes. A novela faz parte da nossa cultura e por isso o país pára nessas ocasiões.
Quanto ao último capítulo, não foi um capítulo empolgante, de bom mesmo, a revelação que Clara matou Saulo, o mistério principal da trama, que só foi revelado no último momento. E “Passione“ trouxe uma coisa diferente, a vilã Clara não morreu e nem ficou na cadeia, teve um final feliz, raridade em se tratando de finais de novela.
nossa, eu também, não acompanhei a novela, só vi o ultimo capitulo, e que final surpreende para essa clara, pelo que ouvia sobre as maldades no minimo imaginava ela morta ou presa, mas não com esse final...enfim.NOvela né.
ResponderExcluir