13 de jan. de 2011

Sâo Paulo – a metrópole de pedra


Eu conheci a maior cidade do Brasil neste último fim de semana, a cosmopolita e agitada São Paulo, com sua chuva e garoa. Foi bom conhecer a cidade paulista, fui mais para conhecer uma amiga, mas a cidade me surpreendeu positivamente.

Cheguei lá ao meio dia do sábado pelo aeroporto de Congonhas, mais conhecido pelas tragédias acontecidas neste aeroporto, mas que é o mais movimentado do Brasil. São Paulo é muito grande, mas bem sinalizada, aliás essa sinalização é um dos aspectos positivos de São Paulo, ao contrário de Belo Horizonte, onde a sinalização é péssima e causa confusão até entre os moradores da cidade.

São Paulo tem seus problemas, mas é uma cidade bem organizada e que tem seus encantos e suas grandezas. Avenidas largas como a 23 de Maio, avenida que liga Congonhas ao Centro Velho, claro que no sábado não estava engarrafado e não vi o principal problema da cidade.

Fiquei num hotel na badalada Rua Augusta, um local que reúne todas as tribos de São Paulo, de emos a góticos, passando por gente que procura prazer de todos os tipos e maneiras. Na Augusta, a noite é super-movimentada, com barzinhos que lembram a Savassi, baladas movimentadas, tudo isso numa rua.

Mas o que eu mais gostei de Sampa foi andar na Avenida Paulista, andamos quase toda e vimos o coração financeiro do país, claro que menos movimentado do que um dia de semana, com seus arranha-céus enormes e as torres de TV. O MASP é uma construção imponente e que destoa dos demais prédios da avenida por ser na horizontal e por ser um cartão-postal da cidade. É uma avenida imponente e importante dentro de São Paulo, a metrópole de pedra.

No domingo fomos para o litoral, para pegar o ônibus para a Baixada Santista, fui para a Estação/Terminal Jabaquara, de Metrô. Eu gostei em parte do Metrô de SP, é mais moderno que de Belo Horizonte (e mais caro), mas para um deficiente físico é péssimo, não tem quase nenhuma acessibilidade e o elevador que encontrei estava estragado, uma vergonha para uma cidade que quer se tornar primeiro mundo.

Mas curti Sampa, espero voltar mais vezes lá, para conhecer mais locais dessa cidade. SP, a metrópole de Pedra.

Um comentário:

  1. puxa q legal Leonardo essa viagem que vc fez para são paulo. Essa cidade é muito legal. Eu ainda não fui visitar sp, quer dizer, fui uma única vez a muito tempo,mas só fiquei numa rua, em hospital que minha tia precisou se consultar, nem me lembro o bairro. Mas gostaria muito de ter ido, para visitar o masp, ir a teatro, conhecer a noite paulistana, e conhecer o mosteiro de são bento no jardins...um dia farei essa viagem também...valeu...abraço!!!!

    ResponderExcluir