30 de mar. de 2011

Um exemplo de vida


O Brasil chora a morte de José Alencar, um político exemplar e um grande homem na acepção da palavra. O ex-vice-presidente deixa um legado e muitos exemplos para todos, cidadãos, políticos, empresários. Enfim, o país perde um líder natural e que lutou pela vida até os últimos instantes.

O mineiro de Muriaé veio de família pobre e se tornou um dos maiores empresários do Brasil com a Coteminas do ramo têxtil. Presidiu a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) com sucesso e foi neste período à frente da Federação que nasceu a vocação política.  A carreira política começou em 1994 com a disputa ao Governo do Estado, perdendo para o Tucano Eduardo Azeredo. Mas em 98, foi eleito senador e começou a fazer política como um bom mineiro.

Não foi a toa que Lula o escolheu para ser vice-presidente na chapa vitoriosa de 2002 depois de 3 eleições fracassadas do petista. Alencar tinha uma boa relação com todos, até a oposição, uma das marcas registradas do ex-vice-presidente era a fala calma e a paciência para negociar. Porém, era firme nas decisões e criticava o próprio governo na questão dos juros altos. Foi um vice-presidente que acalmava a loucura que, as vezes, o presidente Lula fazia com certas atitudes.

Mas o principal legado de Zé Alencar para o Brasil foi o exemplo de luta pela vida. O mineiro descobriu que havia um câncer em seu sistema digestivo em 1997, antes mesmo de entrar para o Senado e desde então, lutava contra a doença com muita garra e força de vontade. Mesmo doente, não deixou de continuar as suas atividades, passou por inúmeras cirurgias e nunca perdeu a esperança de se curar. Mas, nesta terça-feira, o guerreiro descansou e foi para junto de Deus, foi a pessoa e o legado e o exemplo ficam.

22 de mar. de 2011

Água, o começo de tudo


Hoje, dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da água. O essencial composto quimico composto por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio tem seu dia próprio para ser lembrado. Mas falarei da importância que este líquido tem na vida do planeta e dos rumos do futuro deste planeta em que vivemos.

Isto é um tema repetitivo e que todos sabem, mas não custa relembrá-lo não é? A água é um composto fundamental para a nossa vida, somos feito de água, mais precisamente 70% do nosso corpo é água. Tudo no mundo tem participação deste precioso líquido, desde o simples beijo na pessoa amada até os oceanos, maiores fontes de água do mundo e o começo da vida há milhares de   anos.  

Porém, o motor de nossa vida vem sendo castigado por quem mais precisa dele, nós, os seres humanos. Estamos poluindo as águas, principalmente dos rios, desperdiçando ao jogar fora em pias e torneiras, interferindo no clima do mundo com o aquecimento global. Enfim, estamos fazendo de tudo para nos matar através da falta d'água, isso mesmo, estamos nos suicidando, afinal, se não tiver água não viveremos mais. Tudo isto pela ganancia do homem que estraga o mundo.

Enquanto nós desperdiçamos água aqui na América, milhares de pessoas na África estão morrendo com a falta de água para beber. O precioso liquido virou tão escasso no mundo que muitos dizem que será a causa para uma Terceira Guerra Mundial, ainda neste século.

Ao mesmo ponto que ela é fundamental, a água pode ser vilã. Um exemplo disto são as enchentes, causadas, muitas vezes, pelo desequilibrio do clima e o aquecimento global e arrasam com a vida de milhares de pessoas que perdem casas, parentes e até a própria vida

Então para se evitar estes problemas, devemos cuidar com carinho deste bem fundamental para a nossa vida e, aproveitando a data, começar a fazer coisas para que a água continue abundante o maior tempo possível.

19 de mar. de 2011

A Sensação de liberdade


Bom já falei sobre isto aqui no Blog em 1° de dezembro, mas merece um novo texto neste sábado. Desde então, a sensação de liberdade e independência aumentou significamente em minha vida e como é bom ser livre para sair e conseguir coisas inimagináveis até uns tempos atrás.

Quando escrevi um primeiro texto falei do Ônibus que consegui pegar sozinho, mas agora consegui mais coisas sozinho. Como comer pizza, chegar em casa sozinho e ir de um lugar para outro, isso sem depender totalmente de outras pessoas. Coisas simples, mas para um especial significa muito. É a chance de crescer como pessoa. Mas a principal novidade e que nunca imaginei fazer é andar pelo centro de BH sozinho, claro que o trabalho no Banco do Brasil ajudou nisto, mas já estou conseguindo me locomover pelo centrão da capital mineira muito bem.

Como disse no texto anterior, para um especial que sempre dependeu dos outros, esta liberdade que estou tendo agora é muito bom e que me enche de confiança para continuar vivendo as coisas da vida com mais intensidade. Mas é claro, que sempre vou contar com a ajuda de outras pessoas, mas a sensação de poder andar por onde bem entender (com limites), ir em lugares sem muito depender de outros é bom demais.

10 de mar. de 2011

O valor da mulher



Já sei que passou o dia da Mulher, mas, como sou daqueles que pensam que todo dia é dia da mulher, vou falar um pouco sobre estes seres fantásticos que são as mulheres. É uma homenagem minha a todas vocês que enchem a vida de nós homens e do mundo.

Como sou homem, não posso saber o que é ser mulher, mas imagino o que é ser uma mulher. Ser uma mulher é ser doce com os seus filhos, namorado, marido, enfim, todos que cercam ela. Esta doçura é no jeito de ser, claro que existem homens doces, mas as mulheres exibem este comportamento de uma forma mais presente. Ser mulher é se virar com mil e uma coisas, trabalho, cozinha, casa, filhos, marido e nunca perder a alegria e a força de vontade.

Eu, particularmente, sou um defensor das causas feministas e da igualdade de direitos entre homens e mulheres. Dou muito valor a estas pessoas que sem elas não estaríamos vivos, afinal, nós somos gerados através do cruzamento entre homem e mulher, mas enfim.

O valor da mulher é mais do que ser uma parte da criação da vida, elas que nos completam com o carinho que precisamos nas horas mais difíceis e no dia-a-dia. Sem elas a vida seria sem graça e sem brilho. Enfim, o ser mulher é de um valor inestimável no mundo de hoje.

Eu homenageio todas as mulheres neste texto, especialmente, minhas amigas, mãe, tias, primas. Sem vocês, minha vida era muito sem graça

Parabéns mulheres pelo seu dia.