30 de mar. de 2011

Um exemplo de vida


O Brasil chora a morte de José Alencar, um político exemplar e um grande homem na acepção da palavra. O ex-vice-presidente deixa um legado e muitos exemplos para todos, cidadãos, políticos, empresários. Enfim, o país perde um líder natural e que lutou pela vida até os últimos instantes.

O mineiro de Muriaé veio de família pobre e se tornou um dos maiores empresários do Brasil com a Coteminas do ramo têxtil. Presidiu a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) com sucesso e foi neste período à frente da Federação que nasceu a vocação política.  A carreira política começou em 1994 com a disputa ao Governo do Estado, perdendo para o Tucano Eduardo Azeredo. Mas em 98, foi eleito senador e começou a fazer política como um bom mineiro.

Não foi a toa que Lula o escolheu para ser vice-presidente na chapa vitoriosa de 2002 depois de 3 eleições fracassadas do petista. Alencar tinha uma boa relação com todos, até a oposição, uma das marcas registradas do ex-vice-presidente era a fala calma e a paciência para negociar. Porém, era firme nas decisões e criticava o próprio governo na questão dos juros altos. Foi um vice-presidente que acalmava a loucura que, as vezes, o presidente Lula fazia com certas atitudes.

Mas o principal legado de Zé Alencar para o Brasil foi o exemplo de luta pela vida. O mineiro descobriu que havia um câncer em seu sistema digestivo em 1997, antes mesmo de entrar para o Senado e desde então, lutava contra a doença com muita garra e força de vontade. Mesmo doente, não deixou de continuar as suas atividades, passou por inúmeras cirurgias e nunca perdeu a esperança de se curar. Mas, nesta terça-feira, o guerreiro descansou e foi para junto de Deus, foi a pessoa e o legado e o exemplo ficam.

Um comentário:

  1. Um grande hoje...

    Parabéns
    DE MUITO bOM GOSTO SEU ESPAÇO


    http://manunatureza.blogspot.com/

    ResponderExcluir