11 de nov. de 2014

Porque o Brasil não cresce?



As eleições se passaram e a pergunta permanece: porque a economia não cresce em nosso país? Culpa da Presidenta Dilma? Do Ministro da Fazenda? De quem? Pois bem, obviamente não sou economista, mas como trabalho com dinheiro sei um pouco disto, e vou tentar dar um diagnóstico do meu ponto de vista.

É certo que a crise mundial afeta a nossa economia, desde 2008, vivemos uma crise global que afetou vários países. Europa, Estados Unidos, China e os emergentes, principalmente, Rússia e Brasil. Afeta o comércio exterior entre os países, se não há comércio, não há troca de dinheiro, e isto afeta os investimentos de fora.

Mas o principal problema da nossa economia, que deve crescer pífios 0,3% no fim deste ano, está na má conduta da economia por parte da equipe do governo Dilma. A indústria, principal motor de nossa economia desde a década de 60, foi abandonada e não obteve a atenção devida, parou no tempo e hoje tem contribuição ruim no PIB. As indústrias tem tido muita dificuldades com os alarmantes números de impostos, a concorrência com a China é muito forte e perde em competitividade.

Outro problema é a inserção de programas sociais, são importantes fontes de renda, mas não são a única. Os recebedores do Bolsa Família deveriam ser incentivados a se qualificar profissionalmente e não só receber o dinheiro, isto fortaleceria a indústria que voltaria a ter importância devida dentro do cenário econômico nacional.

Já citei os impostos, a carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo e isto enfraquece os pequenos empresários e os grandes também. Afasta investimentos estrangeiros. Precisamos, urgentemente, de uma reforma tributária, que, ao meu ver, é mais importante que a reforma política, pois aliviaria e muito o pescoço de quem quer investir em nosso país.

A taxa de juros básica é outro fator que atrapalha o crescimento do Brasil, com ela a 11,25% ao ano, também, inibe investimentos internos e externos, tanto do agronegócio como da indústria e o setor de serviços. Precisamos de uma taxa que esteja de acordo com o crescimento sustentável de nosso país.

A Presidenta Dilma já anunciou que irá mudar o foco na economia, a começar pela troca do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, que fez uma gestão desastrosa e conseguiu que nosso país entrasse em recessão técnica (quando o país cresce pouco, como está o nosso hoje). Esperamos que surta o efeito esperado por todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário