20 de nov. de 2014

O valor do negro na sociedade



Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra,
feriado em muitas cidades, como Rio e São Paulo, mas a data serve para lembrar do valor do negro na sociedade, especialmente, brasileira. A data é comemorada pois é a data do nascimento de Zumbi dos Palmares, um ícone histórico da negritude que lutou bravamente contra a escravatura no Século XVIII. Mas convite que eu faço é uma reflexão sobre o valor do negro na sociedade.

Os negros vieram para nosso país trazidos pelos portugueses para ser escravos, sofriam muito nas mãos de seus senhores, eram chibatadas em praças públicas, uma dura vida de trabalho nos engenhos e minas de ouro. Poucos deles conseguiam a liberdade, a carta de alforria. O Brasil foi um dos últimos países a abolir a Escravidão, só o fazendo em 1888, através da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel.

Porém, com uma cultura européia enraizada, os negros ainda sofrem com preconceito, oriundo dessa época da escravidão, mas essa realidade que entristece a todos vem mudando, os negros tem forte influência no Brasil, principalmente, na cultura de nosso país. Vários ícones da cultura brasileira são negros, casos de Carlinhos Brown, Thiaguinho, Gilberto Gil, entre outros. O Candomblé, religião oriunda da África negra, tem vários seguidores no Brasil.

Fora a cultura, tivemos, recentemente, a presença de um negro na presidência da Corte mais alta do País, o Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. Barbosa virou um ídolo por conta de sua atuação a frente do caso do Mensalão, mas, também, deixou muitos desafetos por causa de suas posições firmes e fortes diante dos assuntos julgados no STF.

Vivemos em um país com várias misturas de cor e uma diversidade cultural muito intensa, porém, o racismo é ainda presente em nossa sociedade. Vários atos de racismo contra negros acontecem diariamente, uns ganham repercussão mundial, como no caso do goleiro Aranha do Santos em um jogo contra o Grêmio, outros não. O que devemos é combater qualquer tipo de racismo contra a pessoa negra e torna-los iguais perante a lei.

Voltando a cultura, sou muito fã da música negra americana, a famosa black music, e a contribuição deles para a música mundial é algo incrível. Nomes como Jay-Z, James Brown, Stevie Wonder, 50 Cent, Beyonce, Mariah Carey, Alicia Keys, conhecidos no mundo todo, dão a noção de como o negro tem valor dentro da sociedade mundial, muitas vezes, não reconhecido por preconceito de brancos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário