6 de jan. de 2015

2014 em lembranças



O ano de 2014 já faz parte do passado, já estamos em 2015, hora de lembrarmos de tudo o que aconteceu no ano que passou, as alegrias e as tristezas. E foi um ano diferente por causa da Copa do Mundo, disputada no Brasil.

De fato, a Copa foi o momento mais importante do ano em nosso país, o país respirou durante 30 dias as emoções que o mundo do futebol trouxe ao Brasil. Foi uma Copa inesquecível para o nosso povo, saiu tudo certo, ao contrário que muitos achavam e os turistas vieram em peso e saíram daqui encantados com o país. No campo, a Seleção fez uma partida terrível no Mineirão e foi humilhada pela Alemanha nas semifinais, os 7 a 1 aplicados pelos germânicos foi sentida por uma nação, mas que serviu para mudar alguma coisa. Os alemães ganharam dois títulos aqui no Brasil, o tetra em campo e o de seleção mais simpática do mundial. Enfim, a Copa passou e deixou saudades nos amantes do futebol.

Outro fato importante do ano foram as eleições para presidente. O pleito, como uma partida de futebol, teve várias reviravoltas e momentos importantes. O fato mais marcante foi a morte do, então, candidato do PSB, Eduardo Campos, no dia 15 de agosto em um acidente aéreo, a morte de Eduardo causou um rebuliço no jogo eleitoral que só foi definido a poucos dias da eleição com a realização de um segundo turno entre o tucano Aécio Neves e a petista e candidata a reeleição, Dilma Rousseff. O tucano passou a candidata do PSB, Marina Silva, que entrara na disputa após a morte de Campos.

Em uma disputa acirrada no segundo turno, Dilma foi reeleita com vantagem mínima de votos e, praticamente, dividiu o país. A Presidenta vai encontrar dificuldades para promover as mudanças que o país solicitou nas urnas por causa de seus aliados e uma economia que vem de mal a pior.

No campo esportivo, o fato que salvou o ano no Brasil foi o inédito título mundial de Surf conquistado por Gabriel Medina. O garoto de 21 anos deu show durante o circuito mundial e se tornou o novo ídolo nacional. Na Fórmula 1, briga entre as Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, com o título indo para o inglês. Se Cristiano Ronaldo não fez nada na Copa pela seleção portuguesa, no Real Madrid, a máquina de fazer gols foi determinante para o título europeu dos merengues e desponta como favorito para levar pelo segundo ano seguido, a Bola de Ouro da Fifa.

No futebol brasileiro, destaque, mais uma vez para os clubes de Minas Gerais, que dominaram as competições nacionais. O Cruzeiro foi bicampeão brasileiro com uma excelente campanha. Já na Copa do Brasil, tivemos uma decisão épica e que comprovou o domínio mineiro entre os dois rivais de Belo Horizonte. O Cruzeiro não conseguiu a tríplice coroa porque o Galo foi melhor e levantou o título inédito da competição.

No campo artístico, tivemos algumas perdas irreparáveis tanto no Brasil como no exterior. A mais sentida pelos brasileiros foi a de Roberto Gómez Bolaños, o criador e intérprete de Chaves e Chapolin, a morte de Bolaños causou comoção em todos os países da América Latina e com direito a um evento de despedida no imponente Estádio Azteca na Cidade do México. Perdemos, também, o escritor Ariano Suassuna e o poeta João Ubaldo Ribeiro. Assim como o cantor Jair Rodrigues e o ator Robbin Willians. Outra perda irreparável foi a do ator José Wilker, marcado por este blogueiro pelo personagem Giovanni Improtta da novela Senhora do Destino.

Esperamos que 2015 seja melhor que este ano, com mais momentos alegres em todos os aspectos de nossas vidas. E o (D)Eficiência junto com o Esporte é Vida continuarão a trazer textos divertidos, informativos e reflexivos. Continuem prestigiando neste 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário