7 de abr. de 2015

O que é ser jornalista?



Vi em meu Facebook que hoje (07 de abril) é comemorado o dia do jornalista. A data é uma referencia ao jornalista Giovanni Badaró que viveu nos tempos do Brasil Império e foi assassinado no exercício da profissão e cujos desdobramentos deram na abdicação do Trono por parte de D. Pedro I. Depois desta pequena aula de história, vamos ao principal objetivo deste texto, falar sobre o jornalista.

Como todos sabem, sou jornalista de formação, apesar de nunca ter trabalhado com o jornalismo de maneira oficial, me considero um jornalista, por conta deste blog e do Esporte é Vida, outro blog meu. Portanto, vou me arriscar a dizer sobre esta profissão fascinante e que escolhi para ser alguém na vida.

Ser jornalista é ser curioso, querer saber de tudo, ir atrás da notícia onde ela estiver ocorrendo. É correr risco, mas não desistir de sua função, mesmo quando se sentir ameaçado por alguma circunstancia. É mudar a vida das pessoas, quando, por exemplo, uma matéria vai ao ar mostrando um parente que a pessoa não vê há anos e promove o encontro. É ficar perguntando e insistindo para se obter a melhor resposta do entrevistado.

Enfim, ser jornalista é tentar mudar o mundo através das palavras, escritas ou faladas. Neste dia, nós jornalistas, temos que valorizar esta profissão tão desvalorizada nos dias de hoje, com demissões, mas que pode derrubar presidentes quem ela quiser. Parabéns a todos os jornalistas, atuantes ou não no jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário