22 de dez. de 2015

O mosquito traiçoeiro



Desde que me entendo por gente, um mosquito vem trazendo várias doenças ao mundo, especialmente, o Brasil. É o Aedes Aegypt, o famoso mosquito da dengue, mas que pode trazer várias outras doenças e tem causado pânico na população nos últimos meses.

As doenças hospedadas no mosquito são bastante conhecidas da população. A dengue, que é a mais comum, que pode evoluir a dengue hemorrágica, a pior forma de manifestação da doença e que, em muitos casos, leva a morte do infectado. A outra doença é a febre chikunguuya, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue, febre, dores no corpo, vômitos entre outros. Nos últimos meses, se descobriu uma terceira doença transmitida pelo mosquito e que tem causado alarde na população, é o zika vírus. Apesar de ter, praticamente, os mesmos sintomas da dengue, o zika vírus tem assustado mais porque ele pode originar microcefalia em bebês oriundos de mães que contraem o vírus.

No Brasil, a epidemia de zika víris começou nos estados do nordeste e o número de casos de microcefalia em todo o país chegou a quase 3 mil. É um número alarmante e deixa todos assustados, especialmente as mulheres, pois elas podem gerar bebês com microcefalia caso elas estejam com o vírus em alguma fase da gestação.

A prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypt é simples e cabe a nós fazer. Não deixar água parada em vasos, pneus, recipientes em que pode acumular água, nos períodos de chuva como é o que estamos vivendo, o cuidado deve ser redobrado.

O que impressiona é a maneira como um mosquito pode ser tão destruidor e acarretar tantas doenças. A natureza nos prega peças, ela pode ser encantadora e ao mesmo tempo, pode trazer doenças terríveis aos seres humanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário