5 de jan. de 2016

O ano que começa



O ano de 2016 já está ai, o ano das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o ano de mais uma eleição municipal. O que esperar deste ano que promete ser um dos anos mais difíceis da nossa história, por tudo que tem ocorrido na nossa política e economia. Mas que pode nos guardar surpresas positivas e negativas.

Os desdobramentos da Operação Lava-Jato que dessolaram o país por cona do mar de corrupção dentro da Petrobras, podem levar mais gente importante a cadeia, políticos, empreiteiros, empresários, vão continuar na mira do juiz Sérgio Moro e da Polícia |Federal. Mas aí vem uma reflexão e um questionamento: será que estes dois citados conseguirão continuar com a independência de investigar mais gente importante no país? Isto é só o tempo é que nos dirá.

Outra questão relevante que passará boa parte do ano sendo discutida é o processo de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, por conta das famosas pedaladas fiscais. Vou falar ainda especificamente sobre este assunto em outra oportunidade, mas aqui cabe dizer que muito do nosso futuro depende deste processo. Porque é inegável que a economia vai mal por conta das irresponsabilidades deste governo, mas ao mesmo tempo, o processo foi começado por alguém que está rompido com este governo, que é o caso do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que é investigado por corrupção e, também, corre risco de deixar o cargo em que ocupa. O jogo político e a habilidade de todos nesse tabuleiro é que dará o tom da discussão em Brasília.

A economia, está é a grande questão de sobrevivência do ano, pois estamos a beira de uma depressão profunda. Inflação em ritmo acelerado, recessão, pouca esperança dos investidores em nosso país, dólar e euro nas nuvens, a mais de 4 reais, enfim, o governo vai ter que ser o que não foi até hoje, habilidoso e editar medidas pontuais para que possamos sair da crise econômica logo. Ou o governo faz isto, ou nós, os mais jovens, conheceremos a hiperinflação, que nossos pais conheceram na década de 80 e 90, com planos esdrúxulos;

Do lado internacional fiquemos atentos a duas coisas. O Estado Islâmico que vitimou várias pessoas no ano que passou, será ou não dizimado pelas potencias do ocidente, assim como foi a Al-Qaeda na década passada? O ano é, também, marcado por eleições nos Estados Unidos, onde dois nomes já despontam como fortes concorrentes.  O republicano Donald Trump, um famoso apresentador de TV, que vem causando polêmica com suas propostas como a de intolerância total aos imigrantes que chegam ao país pela fronteira com o México. E a grande favorita, a Democrata, Hilatry Clinton, ex-primeira dama, hoje, secretária de Estado de Obama. Será que depois do primeiro negro, os americanos colocarão a primeira mulher na Casa Branca? Torço para que sim porque Hilary já tem preparação suficiente para assumir o cargo mais importante dos Estados Unidos. 

Voltando ao nosso país, o ano marca as primeiras Olimpíadas na América do Sul, na Cidade Maravilhosa que é o Rio de Janeiro. Depois de recebermos com sucesso a Copa do Mundo em 2014, o Brasil sedia o principal evento esportivo do mundo. Mesmo com a crise econômica assolando vários setores do país, acho que podemos fazer uma Olimpíada com todo o nosso jeito, que será inesquecível para o mundo, não digo que será a melhor de todas porque não vai ser, mas a torcida tem tudo para dar um show nos Jogos, pois o brasileiro tem o jeito caloroso de receber o turista de fora e sabemos torcer, muito derivado do futebol.

O Blog (D)Eficiência estará com textos no ano, seja eles pessoal, de lugares e de coisas do cotidiano, sempre de maneira reflexiva, com pitadas de humor e emoção, porque esta é a cara deste que vos escreve. Em breve, novidades, aguarde! Um feliz ano novo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário