1 de nov. de 2010

Uma mulher na presidência

Neste domingo, o Brasil escolheu seu mais novo governante máximo, ou melhor, uma nova governante. Depois de 35 presidentes, uma mulher ocupa o cargo máximo, o de presidente do Brasil. Com mais de 56 milhões de votos, a mineira Dilma Rousseff foi eleita presidente vencendo José Serra.

Apesar de votar nulo (uma forma de protesto contra a baixaria na campanha do segundo turno) e de não querer a eleição de Dilma, por motivos ideológicos, tenho que felicitar este feito muito importante para a história do país.

Um país que sempre foi datado como machista, por motivos históricos e ideológicos, o fato de uma mulher assumir o cargo de presidente do Brasil, é um fato muito relevante para o novo Brasil. O fato de Dilma ser eleita com esta expressiva votação significa que o Brasil está mudando sua cabeça machista e antiquaria, que por muito tempo norteou a sociedade brasileira.

Claramente, Dilma foi eleita graças a enorme aprovação popular que o Presidente Lula tem no País, especialmente, entre as classes mais pobres, por causa dos programas sociais que Lula implementou. Mas, o fato de Dilma chegar ao poder mostra a maturidade cultural e ideológica que o Brasil chegou, claro que temos muito a melhorar, mas já é um grande avanço.

No mais, desejo a nova presidente do Brasil, sorte e sucesso no governo. Que ela seja capaz de continuar e melhorar tudo o que Lula fez em 8 anos de governo. E um pedido especial, durante a campanha, não vimos nada em relação a propostas para a melhoria da qualidade de vida dos especiais, o que é um erro, porque somamos praticamente 15% da população brasileira e não fomos ouvidos por nenhum dos candidatos a presidência. Então, devemos fazer pressão para que o novo governo olhe pela gente, os especiais.

2 comentários:

  1. Léo, meu amigo, eu quero agradecer por esta postagem, coisa que eu, que até passeata fiz durante a campanha, tenho que obrigatoriamente fazer tão logo encontre tempo. De fato, fica-me a esperança de que o governo Dilma não se envolva nas irregularidades nas quais se envolveu o governo Lula. Que Dilma continue as grandes ações deste presidente que, é certo, há de ser lembrado por longa data. E que o fato de termos então uma mulher na presidência signifique, sim, mais democracia e inclusão de todos os setores sociais: nós pessoas com deficiência, negros, mulheres, gays e pobres. Talvez eu seja idealista ao extremo, mas o fato é que acredito em Deus, acredito na humanidade e acredito em Dilma Rousseff.

    Abraço do amigo
    Alex

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem Leo.

    Agora que acabou a campanha, nosso papel enquanto cidadão é o de cobrar.

    E parabens por ter uma opiniao equilibrada mesmo sendo contrário a Dilma.

    Abraços!

    ResponderExcluir