Alguns estados do Nordeste foram surpreendidos na madrugada de hoje com um apagão elétrico. O blackout ocorreu do estado da Bahia até o Ceará e abre, novamente, a discussão sobre o sistema elétrico no Brasil.
Sobre o apagão de ontem, a falha, segundo os órgãos governamentais, aconteceu em uma estação localizada em Jatobá, interior de Pernambuco e afetou toda a região que tem a energia levada pela Companhia Elétrica do São Francisco (Chesf). O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, minimizou os impactos deste novo apagão dizendo que o sistema elétrico brasileiro está entre os melhores e mais moderno do mundo.
Depois desta declaração do Ministro vem a cabeça nossa uma pergunta em certo tom de ironia. Será mesmo que temos um dos mais modernos sistemas elétricos do mundo? Ou o ministro vive em outro país? Porque, volta e meia, o sistema elétrico brasileiro tem falhas como no apagão de 2009, onde deixou metade do país sem luz, e este de ontem. E isto, somado que a população paga muito pela energia. Isto é uma questão para refletirmos.
Uma coisa é certa nisto, vem a Copa do Mundo e a Olimpíada, dois eventos de porte mundial, e precisamos ter investimentos no setor elétrico para não termos apagões durante os eventos, o que encheria de vergonha o povo brasileiro e viraria chacota internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário