16 de fev. de 2011

A tecnologia que ajuda especiais

Você sabe o que é tecnologia assistiva? Provavelmente não, mas é uma coisa muito interessante e que, pode ter certeza, ajuda milhões de Especiais (como defino os deficientes em meu blog). A Tecnologia Assistiva é nada mais que objetos ou programas de computador que auxiliam aos especiais terem uma vida melhor e mais facilitada, sem a dependência de outras pessoas.

No caso, a tecnologia assistiva atua tanto entre os deficientes físicos, quanto os deficientes auditivos e tanto os visuais. Enfim, atua com os principais tipos de deficiência ocorridas no mundo, inclusive, a deficiência mental.

No caso da deficiência física, muitos devem desconhecer que a Cadeira de Rodas, objeto de tanta valia no meio especial, é uma tecnologia assistiva, assim como a bengala, que também vale para os visuais. Mas é claro que existem outros objetos que auxiliam os especiais com dificuldades de se comunicar, por paralisias cerebrais, distrofias entre outros, a viverem uma vida mais normal. Um desses objetos são os óculos acionadores de sensores, que são usados para que os especiais com dificuldades severas de locomoção possam mexer no computador normal. O especial aciona o cursor do mouse com apenas um piscar de olhar, uma revolução fantástica.

Vocês sabiam que o Braille e a Libras, tão comum nos dias de hoje, são tecnologias assistivas de comunicação? As duas formas de comunicação são tecnologias assistivas importantíssimas. O Braille para os deficientes visuais e a Libras para os auditivos. Na parte dos deficientes auditivos, ainda temos o aparelho auditivo, muito usado desde a sua invenção.

Na parte para os deficientes visuais ou cegos, além do Braille, quem se destaca são os programas de computador que são usados para a leitura da tela (ou no caso o computador fala e o especial escuta e compreende). São inovações que facilitam a vida dos cegos e deficientes visuais.

A PUC Minas, através do Núcleo de Apoio a Inclusão, realiza oficinas de tecnologia assistivas e tem um site para a melhor divulgação destas tecnologias e um maior conhecimento da população para estas tecnologias. Além disto, a Universidade oferece o curso de Graduação tecnológica em Comunicação Assistiva. Um trabalho muito interessante e que ajuda na inclusão de especiais na vida normal. Outras universidades também realizam o mesmo trabalho na área de Tecnologia Assistiva.

O site que eu disse aí em cima é o PITANE (http://www.contagem.pucminas.br/pitane). Um portal que pode estar ajudando quem interessa nessa área.

2 comentários:

  1. Ainda bem que existem inúmeras formas de auxiliar as pessoas especiais. Tanto o braile, quanto um relógio com voz, por exemplo, fazem uma enorme diferença no dia a dia. Iniciativas de inclusão são sempre bem vindas. E precisavam ser mais constantes.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Somos estudantes universitários de Matemática. Vimos seu blog e gostaríamos de parabenizar-lhe pela pertinência dos textos abordados. Realmente, é de grande auxílio para pessoas portadoras de necessidades especiais... ou para pessoas que convivem com elas (colegas, professores, familiares, etc)!
    Gostaríamos de contar-lhe que possuímos um blog denominado "Sopa de Números na Educação Inclusiva" (www.sopadenumerosecalculos.blogspot.com), no qual abordamos assuntos como Tecnologias Assistivas, Educação Inclusiva e esclarecimentos sobre os diversos tipos de deficiências e necessidades especiais. Dessa forma, acreditamos estar contribuindo para a verdadeira inclusão dos PNEs.
    Dê uma olhada lá, deixe seu comentário, e divulgue! :-) Já estamos seguindo seu blog, ok?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir