21 de out. de 2014

A falta de água



O nosso mais valioso bem, a água, está em xeque em nosso país. Quem diria isso um dia, mas o maior manancial aquático do mundo está sofrendo com a falta de água. Uma seca de proporções gigantescas vem assolando as principais cidades do país, há risco de racionamento de água em várias cidades.

Esta estiagem está matando várias represas e lagoas que nunca imaginaria que chegaria em tal situação. A represa de Três Marias, no centro de Minas, abastecida pelo Rio São Francisco, está secando e pode parar de fornecer água e produzir energia para os mineiros. A mesma situação se vê na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde já há bairros sem o fornecimento direto de água.

A seca, como outros problemas climáticos do mundo, é provocada pela nossa ganância que desequilibra nosso meio ambiente. O homem, cada vez mais, suga os recursos ambientais de maneira descontrolada e causa esses problemas, tudo que vai volta, como diz o ditado, e nós, seres humanos, estamos pagando o pato e sofrendo com esta estiagem e a iminência falta de água.

Cabe a nós fazer a nossa parte, economizando água e torcendo para que a chuva de fim de ano normalize a situação em várias cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário