13 de out. de 2014

Ebola – o vírus fatal



Desde o ano passado, o mundo vem assistindo a pior epidemia de Ebola da história. Ao todo, foram mais de 4 mil mortos e 8 mil vitimas no continente africano, mas o Ebola vem se alastrando por outros continentes, com casos confirmados na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, a doença já teve um suspeito que esteve sob investigação e foi negado, mas não é para se alarmar.

O ebola é um vírus semelhante a de outras doenças contagiosas como gripe, malária, entre outras, mas tem uma diferença bastante interessante: o contágio só é feito no período em que a doença se manifesta na pessoa e no contato direto com alguma secreção da pessoa infectada. Portanto, não é transmitida pelo ar. Os sintomas são semelhantes a de uma dengue, febre, dor no corpo, entre outras.

Os países com maior incidência são, curiosamente, um dos mais pobres do mundo, portanto, carecendo de uma maior qualidade de vida e de serviços de saúde. Países como Serra Leoa e Libéria, tem os piores IDH’s do mundo e são sujeitos a esta epidemia. Cabe as autoridades sanitárias, encontrar formas de conter esta doença com a criação de vacinas e o controle para que esta doença não se alastre pelo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário