14 de out. de 2010

O big-brother da Mina


O mundo presenciou nos últimos dias, o drama dos mineiros no Chile, onde 33 mineiros ficaram presos durante 69 dias após um acidente na Mina onde eles trabalhavam. O resgate foi algo que mexeu com o mundo todo, o planeta se voltou para o estreito país sul-americano. Foi realmente emocionante o resgate e tudo que girou em função deste episódio, mas tudo o que se viu foi um big brother da mina, comparando com o famoso programa de TV.

Realmente seguiu um roteiro semelhante ao do BB, no caso da Mina foi por causa de uma tragédia e não por conta própria como acontece com quem entra no Reality Show. Mas o mundo acompanhou a vida dos mineiros como acompanha os enclausurados na casa do Big Brother, com imagens diárias e até mensagens dos mineiros para o pessoal do lado de fora.

Outra coisa semelhante ao programa de TV é que eles receberam muitas coisas, presentes, coisas para o lazer e até um vídeo-game. Mordomia igual aos dos moradores da casa do Big Brother, só não fizeram festinha, porque o espaço não permitia tal coisa.

Enquanto os mineiros estavam debaixo da terra, as famílias dos 33 mineiros começaram a dar entrevistas contando como era a vida do pessoal antes do acidente. Alguns parentes brigaram entre si por conta do espaço da mídia colocado para cada mineiro. Coisa semelhante ao programa de TV, onde as famílias dos participantes do programa disputam cada espaço na mídia para se promover.

E ainda não acabou as comparações. Agora que eles estão de volta a superfície, viraram celebridades instantâneas como as que saem do Big Brother, ganharão dinheiro em cima da própria tragédia, com a rodagem de filmes contando a história debaixo da terra, livros e mais livros. Aí quando a mídia se cansar deles, eles voltam a ser anônimos como qualquer um de nós.

Essa história dos mineiros é legal, é uma lição de vida, mas também foi uma forma de sensacionalização dos meios midiáticos para atrair a atenção da audiência, que é o seu principal objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário