18 de out. de 2010

O mundo virtual

Venho nesta segunda-feira falar sobre um tema muito atual e que sempre traz curiosidade e certo desprezo por parte de quem não vive muito. Estou falando do mundo virtual, um mundo que é parecido com o mundo real, mas, que ao mesmo tempo, pode parecer tão diferente. Por isso, intriga tanto os pesquisadores e quem está de fora.

Tenho uma experiência muito forte no meio virtual, me considero um viciado em internet. Adoro ficar conversando com o pessoal no Orkut, no MSN e outros meios virtuais, passo horas e horas no mundo virtual. Através deste meio conheci muitas pessoas que já me consideram amigos, umas amizades inclusive já passaram da dimensão virtual e são reais.

Você deve estar se perguntando, será que o autor do texto não tem medo de ser enganado? Bom, com 4 anos de mundo virtual mais presente, digo que é um meio termo, claro que fakes (pessoas que se passam por outras na Internet) existem, até fui vitima de um fake, mas também tem que saber o que é bom e o que é ruim nesse meio virtual.

Além dos fakes, o grande problema desse meio são aquelas pessoas que tem dupla personalidade. São pessoas que aparentam ser uma coisa no meio virtual, mas que na realidade são outras, isto é a causa de tanta pedofilia no meio real. Mas o texto não fala de pedofilia, então me detenho a dizer sobre o mundo virtual.

Claro que o mundo virtual tem seus problemas, mas, na minha opinião, é uma forma boa de ter relacionamentos, mas tem que saber separar as coisas, não esquecer do mundo real é fundamental para se dar bem no mundo virtual. Nestes 4 anos que estou no mundo virtual, já vi de tudo, gente namorando virtualmente forte (respeito quem namora, mas eu jamais teria uma namorada virtual, por uma série de fatores que não vêem ao caso), gente brigando virtualmente, amizades sendo destruídas entre outros.

Termino este texto falando que o mundo virtual é parecido com o mundo real, nas amizades, relacionamentos, mas, ao mesmo tempo, é diferente, no aspecto de que se usa um terceiro componente para estabelecer a comunicação, o computador, e que este elemento pode mascarar o que a pessoa é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário